domingo, 14 de dezembro de 2008

O direito à arte, Pense Nisso!


Zapiando a programação da minha TV parei num dos canais que mais assisto ultimamente, o Multishow.

Com apresentação de Caio Blat, o programa Pensa Nisso! tem uma proposta não muito inovadora, porém com um poder de sedução e reflexão muito interessantes. Não sei se o apresentador é um cara super competente ou se as abordagens da produção trazem elementos inteligentes e sem máscaras ou os dois juntos.

A pauta dessa semana foi sobre o aniversário de 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos - comemorado no dia 10 de dezembro. Eles separaram curtas-metragens que retratassem temas onde esse direito fosse questionado e escancarada sua falta de aplicabilidade.

Pra mim, utilizar curtas metragens para falar desse assunto foi a maneira mais incrível que ja vi na TV brasileira. Não tem a menor graça ficar entrevistando ativistas e meia dúzia de bons exemplos que põem em prática o tal dos Direitos Humanos.

E imagino que sem dúvida o apresentador teve total influencia na seleção dos filmes, além de suas intervenções e questionamentos serem bem mais sensíveis que de qualquer outro apresentador, afinal ele até chegou a participar de um dos curtas.

Adoro curtas-metragens!

Nem preciso dizer que AMEI todos os exibidos, mas o que eu quero destacar é o filme “O Pequeno e o Grande”, de João Jardim. Mostra uma galera do morro que do nada começa a fazer arte, ARTE, A-R-T-E no sentido mais amplo e complexo da palavra. Arte com amor, com ingenuidade, com inserção social, com conhecimento de causa e com todos os problemas de quem faz arte do Brasil, sobretudo na periferia.

Fiquei chocada! E feliz de eles terem conseguido 'um pouco' de visibilidade. Compartilho aqui o curta completo, tem quase 10 minutos. NAO DEIXEM DE VER, é emocionante!



Os outros curtas selecionados para este programa foram:

“Vidas no Lixo”, de Alexandre Stockler, “O Pequeno e o Grande”, de João Jardim, Markão Oliveira e Fábio Gavião, “Jonas, só mais um”, de Jeferson De, “Cavalão”, de Sandra Kogut, “Escola Eldorado”, de Victor Lopes, e “Flor na Lama”, de Spectaculu.

Veja mais sobre cada um através dos sites:

Site da ONG Morrinho - http://www.morrinho.com/

Curta "Ilha das Flores", de Jorge Furtado - http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647#http://www.youtube.com/watch?v=0V8eBvVzOqk

Site da ONU no Brasil - http://www.onu-brasil.org.br/

Site da ONU no mundo - http://www.un.org/

Site da ONG Spetaculu - http://spectaculu.org.br/


Eu queria apresentar um programa que só mostrasse a riqueza dos curtas-metragens, iria ser incrível heim?



EXECUTANNNNDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO........

Nenhum comentário:

Postar um comentário

conte sua história, mas com educação por favor...