segunda-feira, 12 de julho de 2010

Audax Boituva Parte 2: Surpresas e Superações

Assim que foi dada a largada o frio na barriga se espalhou pro corpo inteiro. Mas não era psicológico, tava frio de verdade! Perfuramos uma neblina linda e pedalamos dentro dela por uns bons minutos... frio frio frio, fumacinha na boca e dedos congelando!


Cheguei a colocar até meu corta-vento mas logo tava pingando de suor por dentro. Alguns quilômetro pedalamos em grupo, conversando, filmando o caminho, tirando fotos do visual que era incrivel. Mas a solidão era o destino e foi assim grande parte do percurso.


Vez por outra trombava com algum ciclista consertando pneu e era impressionante ver a solidariedade das pessoas, ninguém negava ajuda. A estrada tinha muito restos de asfalto, pedrinhas e arames, um desafio pedalar assim. Fora isso a Rodovia Castello Branco é bem movimentada, os caminhões passam muito rápido chegando até a desequilibrar.


A velocidade máxima permitida lá é de 120km/h. UM ABSURDO considerando que é uma região habitada, onde muita gente pedala como meio de transporte ou esporte. Não é raro ver a imprensa noticiando acidentes fatais por ali. Passei por crianças, idosos, famílias e até um cachorrinho perdido.
Enfim,
os 75km iniciais foram de reflexão, solidão, nostalgia. Pensava muito nos outros audaciosos. Onde estariam? Será que tava tudo bem? E a Jeanne, desistiu? Mandava msg no celular e ninguém respondia. Silêncio, silêncio, silêncio!


De repente eu e a Sarah estavamos pedalando juntas! Deu uma energia boa ter com que compartilhar as sensações. Chegamos no 1ºPC umas 11h da manhã, lá encontramos outros amigos e descansamos um pouco antes de partir rumo aos outros 75km de prova.

Até que Dona Sarah decidi não mais fazer 150km e sim os 300km!!! Fiquei assustada, pedi por tudo pra ela não ir. Em vão. A menina tava decidida e não tinha jeito de fazê-la desistir da idéia! E ela foi.... Foi com a Pantera (sua bicicleta de roda fixa).

Eu já estava na metade do Desafio, faltavam os outros 75km e me sentia super bem, mas mal sabia o que me esperava pela frente! As descidas viraram subidas, o sol rachava a cuca e o vento era adversário, pois assoprava contra a gente! A pedalada foi mais cansativa, mas nao menos legal.



Sem a preocupação do tempo, eu e outros amigos pudemos apreciar a paisagem, parar pra tirar mais fotos e até um super picnic incrível. Avistar a placa "Boituva 5km" deu um gás fenomenal. Na minha cabeça só pensava que aquela era a distância que fazia todos os dias, então ia chegar logo (isso não funciona sempre, pois esses 5km demoraram uma eternidade).

Concluir o Desafio 150km foi lindo, emocionante. Mas ver as amigas, Jeanne e Sarah, superando os próprios limites foi inexplicável. A primeira não pedala tanto depois que sofreu um assalto, ficou traumatizada mas nao desistiu da bike. Completou o desafio no seu ritmo e com muito louvor! A segunda fez os 300km com uma bicicleta considerada imprópria para o tipo de evento e mostrou que o limite está na cabeça de cada um. Chegou às 3h da manhã, dentro do tempo máximo e recebeu mil elogios (mesmo quem a chamou de maluca assumiu que isso também era um elogio, me incluo nessa).


Só sobraram ótimas histórias e muitos vídeos pra editar. Meu computador, tadinho, já tem tanto material que mal consegue responder aos comandos no tempo. Só tenho a agradecer aos organizadores pela disposição e aos amigos pela energia. O próximo é em agosto, 400km, só pode participar quem fez os 300km (+ a Sarah, pessoa de quem nao duvido nunca mais). Eu ficarei esperando a etapa de 200km, super ansiosa e já com muito frio na barriga.


Fotos minhas, do Bruno Gola e da Sarinha
.

2 comentários:

  1. Oi Alini, muito legal seu relato e mais legal ainda é o rolê.

    ResponderExcluir
  2. audax deve ser massa... um dia eu vou fazer!!! (como é ruim morar longe)

    Parabéns Aline!

    ResponderExcluir

conte sua história, mas com educação por favor...