sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Marcia VIVE!

14/01/2010

1 ano sem Márcia Prado
1 ano da tragédia provocada pela grosseria humana
1 ano que os cicloativistas (de SP, especialmente) sentem um nó na garganta

enfim..

1 ano se passou

Márcia que conquistou vários amigos foi impedida de conviver com mais outros tantos, a bicicletada aumentou, o discurso está afinando, a criação da rota cicloturistica, da associação, do instituto, a bicicleta se incorporando cada vez mais.... e ela não está aqui... ou está... em nossos corações!

Em várias partes do Brasil pessoas lembraram dela, se reuniram para manifestar o repúdio ao que chamam de (i)mobilidade urbana, um sistema que negocia com vidas, nossas vidas. (Algumas fotos de SP aqui, de Floranópolis aqui)

Aqui em Aracaju, nós da bicicletada nos juntamos a alguns outros grupos ciclisticos e saimos protestando em silêncio, gritando calados, apenas pedalando. Estávamos em cerca de 40 bicicletas, a maioria de branco como simbolo da paz mundial. E isso é tudo que queremos: PAZ, mais amor, menos mortes, mais gentileza, menos tragédias, mais humanos, menos motores!



Em direção à praia passamos por bares, festas, baladas, universidades. Pensei no tanto de gente que já não está entre nós, o tanto de familias que foram desestruturadas, o tanto de jovens e crianças que tiveram suas vidas roubadas pelos crimes de trânsito. Igualmente o tanto de assassinos não pagou por isso e continua ameaçando outras pessoas por aí...


No caminho um ônibus da Coopertalse POR MUITO POUCO nao passou por cima de nós... vimos e sentimos de perto a impaciência, a brutalidade, a falta de respeito. PORCOS! É ISSO QUE VOCE SÃO.

Pra sua sorte, ou azar, eu estava filmando naquele momento.. e vou fazer pessoalmente uma denuncia contra VOCE.

Mas voltando...

Fomos até a passarela do caranguejo, cruzamos com zilhoes de ciclistas pelo caminho.. foi lindo! uma energia sem explicação.. cheguei a derramar lágrimas, inevitável.

Ao chegar na orla, dois amigos da bicicletada desenharam na areia uma linda bicicleta com velas ao seu redor, mas as velas nao acendiam por conta do vento forte.. tudo bem.. fizemos uma roda, demos as mãos e conversamos.. sobre tudo.. sobre aquilo.. sobre nós! No final 1 minuto de silêncio para Márcia.


Desse momento exato acho que ninguem tirou foto, nenhum registro fisico.. apenas na nossa memória! ninguem falava, ninguem fotografava

Foi muito bonito ver atletas, speedeiros, trabalhadores, estudantes, tudo junto... refletindo sobre a violência no trânsito!!!

Voltamos um pouco mais animados, conversando, sorrindo.. paramos num quiosque de agua de coco e depois cada um foi pra sua casa...... na certeza de que nao seremos mais os mesmos. Seremos melhores, sem dúvida!



Em breve publico meu video!

Mais fotos desse dia aqui


E enquanto estivermos pedalando, Márcia continuará viva. Pq no final das contas:
Tod@s somos Márcias

2 comentários:

  1. Olá, gostaria que fosse feito uma manifestação dessa pelo João, José, Maria, Fulano de tal etc...
    Não participei desta vez pq caiu num personalismo. Sei que é trágico, mas não me estimulei a sair velando por uma pessoa que poderia ser outras esquecidas cotidianamente pelos movimentos de cicloativistas. Enfim... de todo jeito continuem na luta pela paz no trânsito que abrange mais a todos!

    ResponderExcluir
  2. gostaria que fosse feito?? FAÇA!!!!

    e se vc nao percebeu.. o pedal foi pela PAZ NO TRANSITO, e todos conversamos sobre a violencia que assola nossas ruas e rouba muitas vidas diariamente.. falamos de joão, maria, jose, marcia´s e de todas as vitimas... foi por eles tb!!!

    a márcia foi o simbolo disso, um motivo maior que tivemos para reunir pessoas que queriam manifestar seu repudio ao sistema!! mas se vc tivesse ido ouviria nossas palavras em prol de TODOS os ciclistas..

    ResponderExcluir

conte sua história, mas com educação por favor...