segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Manifesto Cycle Chic

(Texto de Verônica Mambrini http://gataderodas.blogspot.com/ )


O termo foi criado pelos autores do Copenhagen Cycle Chic, em 2007. O blog é referência e inspiração para outros do mundo todo - inclusive para o Gata de Rodas. Lars, Mikael e Marie são autores também do divertido Manifesto Cycle Chic, traduzido para o português aí embaixo. Inspirem-se! Mas não levem muito a sério...



• Eu escolho pedalar chique e, sempre que puder, escolherei Estilo em vez de Velocidade.

• Eu assumo minha responsabilidade em contribuir visualmente para uma paisagem urbana esteticamente mais agradável.

• Estou ciente de que minha mera presença na paisagem urbana irá inspirar outros sem que eu seja rotulado como "cicloativista".

• Pedalarei com graça, elegância e dignidade.

• Escolherei uma bicicleta que reflita minha personalidade e estilo.

• Irei, contudo, considerar minha bicicleta como meio de transporte e como um mero complemento do meu estilo pessoal. Permitir que minha bike chame mais a atenção do que eu é inaceitável.

• Eu irei garantir que o valor total de minhas roupas sempre seja superior ao valor total de minha bicicleta.

• Colocarei acessórios de acordo com os padrões de uma cultura ciclística e comprarei, quando possível, um protetor de corrente, pedestal, guarda-saia, paralamas, campainha e cesta.

• Respeitarei as leis de tráfego.

• Recusarei usar e possuir qualquer forma de "roupas de ciclismo". A única exceção sendo um capacete - caso eu escolha exercitar minha liberdade pessoal e escolher usar um.



Notas pessoais sobre o manifesto

Em Copenhagen, faz muito sentido a roupa custar mais caro que a bike. A geografia da cidade permite se deslocar com uma bicicleta simples e pesada, ao mesmo tempo em que casaco de pele não é só uma questão de estilo. O inverno pede roupas mais grossas e quentes, e permite uma sofisticação maior. No verão brasileiro, uma sandália elegante e um vestido florido são a tradução perfeita do espírito do cycle chic e não necessariamente custam caro.

E sobre as roupas de ciclismo... eu as incorporei em parte no meu guarda-roupa. Leggings e shorts de lycra são a parceria ideal para vestidos e saias (especialmente quando venta!). E não dispenso uma boa trilha ou um pedal mais esportivo. Ciclistas vestidos para o treino são extremamente elegantes - talvez não na paisagem urbana, mas perto de jogadores de futebol ou hockey, ganham disparado.

Ainda estamos bem longe de poder dispensar luvas e capacetes, ou sinalização ostensiva. Mas não deixo de sonhar...




______________________________


E pra quem é adepto ao estilo, veja esse blog que apresenta fotos sobre ciclismo, estilo e sustentabilidade:

http://www.copenhagencyclechic.com/

Aliás, ADOOORO chamar a atenção no trânsito.. faz me sentir mais segura!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

conte sua história, mas com educação por favor...