terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Hoje é terça-feira

30 de dezembro de 2008, penúltimo dia do ano. Hoje é terça-feira e eu estou entediada...

Todo mundo desejando feliz 2009, bló! E eu? Só acredito no semáforo.

Pra todos meus amigos muita positividade, VOEM!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A televisão e suas adoráveis surpresas

Confesso que a cada dia tenho tido doces surpresas com a programação da TV brasileira. As produções têm caprichado na multiplicidade e dado acesso a quem sempre esteve calado.

A impressão que tenho é que tudo isso tem acontecido graças à internet e a todo esse seu poder de dar voz às pessoas, de tornar todo mundo e todas suas histórias um pouco públicas, o que antes era exclusivo a meia dúzia de gente.

Sou louca por essa possibilidade de ver novidades, coisas diferentes. Cansei desses artistas que não fazem arte. E pelo que me parece a televisão percebeu o filão dessa história e agora os programas estão brigando pra ver quem conta.

Vou dar dois exemplos dessa coisa que tô falando...

Começando pelo quadro de Regina Casé no 'Fantástico', chamado 'Central da Periferia'. Primeiro que essa 'Revista Eletrônica' pra mim smpre foi meio morna, tenho algumas críticas sobre aquele espetáculo televisivo, mas nao vem ao caso.

O que me interessou ali foi ver a favela de perto, ver que virou TEMA de um quadro, assistir como a periferia e suas histórias ficaram tão importantes. Tudo bem que esse quadro não é novidade nenhuma, já existe há um tempinho,mas PARAAAAA vcs já notaram qual a discussão do momento??????? AS LAN HOUSES DA PERIFERIA, A INTERNET INFILTRADA EM LUGARES ONDE NEM O BOLSA FAMILIA CHEGOU!
Quem tiver a oportunidade veja os vídeos no portal do programa. Vou colocar um aqui só pra voces sentirem a pressão:



O outro OTIMO exemplo é o novo quadro do programa "Caldeirão do Huck", chamado 'Olhaminhabanda'. Como é bom ver pessoas novas, sons novos, novos rostinhos.. é isso mesmo, é preciso abrir portas pra essa gente que tá escondidinha.

Não tô aqui dizendo se a banda lá é boa ou ruim, não estou julgando a música delas, mas só o fato de terem sido encontradas me dá uma alegria e uma pequena esperança de ver as coisas melhorarem na TV brasileira.




AAAAAAAH, detalhe... sabe onde essas meninas se conheceram???? Através da internet!!! todas estavam num site de relacionamento procurando componentes para a banda e.. viraram melhores amigas com um interesse em comum! SENSACIONAAAAL..

Como diz uma letra da música de Dead Fish.. "formatando a verdade e BUUMM! aí está voce"

EXECUNTANNNNDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

domingo, 14 de dezembro de 2008

O direito à arte, Pense Nisso!


Zapiando a programação da minha TV parei num dos canais que mais assisto ultimamente, o Multishow.

Com apresentação de Caio Blat, o programa Pensa Nisso! tem uma proposta não muito inovadora, porém com um poder de sedução e reflexão muito interessantes. Não sei se o apresentador é um cara super competente ou se as abordagens da produção trazem elementos inteligentes e sem máscaras ou os dois juntos.

A pauta dessa semana foi sobre o aniversário de 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos - comemorado no dia 10 de dezembro. Eles separaram curtas-metragens que retratassem temas onde esse direito fosse questionado e escancarada sua falta de aplicabilidade.

Pra mim, utilizar curtas metragens para falar desse assunto foi a maneira mais incrível que ja vi na TV brasileira. Não tem a menor graça ficar entrevistando ativistas e meia dúzia de bons exemplos que põem em prática o tal dos Direitos Humanos.

E imagino que sem dúvida o apresentador teve total influencia na seleção dos filmes, além de suas intervenções e questionamentos serem bem mais sensíveis que de qualquer outro apresentador, afinal ele até chegou a participar de um dos curtas.

Adoro curtas-metragens!

Nem preciso dizer que AMEI todos os exibidos, mas o que eu quero destacar é o filme “O Pequeno e o Grande”, de João Jardim. Mostra uma galera do morro que do nada começa a fazer arte, ARTE, A-R-T-E no sentido mais amplo e complexo da palavra. Arte com amor, com ingenuidade, com inserção social, com conhecimento de causa e com todos os problemas de quem faz arte do Brasil, sobretudo na periferia.

Fiquei chocada! E feliz de eles terem conseguido 'um pouco' de visibilidade. Compartilho aqui o curta completo, tem quase 10 minutos. NAO DEIXEM DE VER, é emocionante!



Os outros curtas selecionados para este programa foram:

“Vidas no Lixo”, de Alexandre Stockler, “O Pequeno e o Grande”, de João Jardim, Markão Oliveira e Fábio Gavião, “Jonas, só mais um”, de Jeferson De, “Cavalão”, de Sandra Kogut, “Escola Eldorado”, de Victor Lopes, e “Flor na Lama”, de Spectaculu.

Veja mais sobre cada um através dos sites:

Site da ONG Morrinho - http://www.morrinho.com/

Curta "Ilha das Flores", de Jorge Furtado - http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647#http://www.youtube.com/watch?v=0V8eBvVzOqk

Site da ONU no Brasil - http://www.onu-brasil.org.br/

Site da ONU no mundo - http://www.un.org/

Site da ONG Spetaculu - http://spectaculu.org.br/


Eu queria apresentar um programa que só mostrasse a riqueza dos curtas-metragens, iria ser incrível heim?



EXECUTANNNNDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO........

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Emotions customizados

Gente,
descobri um site que faz seus proprios emotions do msn!!! façammm é bem legal e facil www.emoticu.com

aah.. to na minha terra, vim descansar e passar ferias!!

vou demorar mesmo pra atualizar!! TO SENDO FELIIIIIIIIZ, dá licença e FALACOMAVAQUINHA! TCHAU!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Orquestra Colaborativa

Atualizando diretamente da aula de infografia -ministrada pela Polyana Ferrari- onde estão sendo discutidas coisas como os conceitos de espaço, tempo, fronteiras, diferentes leituras para os fatos e novas formas e formações. Não precisa entender, então...

Tô aqui pra falar de uma notícia legal que vi no site da Folha de SP. Leia aqui.

O You Tube lançou um concurso para montar uma "orquestra colaborativa", ou seja, os músicos gravam e enviam suas produções - referentes a composição "Internet Symphony No. 1 'Eroica' "- e o site vai disponibilizar todos os vídeos. A partitura está disponível na página do prêmio.

Será possível enviar os vídeos até 28 de janeiro de 2009.

Uma seleção dos vídeos enviados com trechos da composição oficial serão unidos para criar uma sinfonia para o YouTube, em vídeo.


EXECUNTAAAANNNDOOOOOOO..........


Seminário discute rumos do Jornalismo Cultural

O II Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural será realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro, na sede do instituto Itaú Cultural, em São Paulo.

Os ingressos serão distribuídos com meia hora de antecedência, entrada franca.

Programação:

quarta 3 dezembro

17h30 - O olhar cultural

com José Castello (mediador), José de Souza Martins e Nicolau Sevcenko

Sem experiência como repórter e sem vivência acadêmica na área de comunicação, alguns historiadores, sociólogos, críticos literários, psicanalistas e romancistas se firmaram como personagens importantes do chamado jornalismo cultural. Dois grandes nomes da universidade brasileira, com presença constante na imprensa, contam como desenvolveram esse olhar.

19h30 - O jornalismo e as longas narrativas

com Claudiney Ferreira (mediador), Eduardo Coutinho, João Moreira Salles e Otávio Frias Filho

Herança do jornalismo anglo-saxão, as reportagens de grande extensão vêm conquistando espaço no país, seja em novas publicações, como a revista piauí, criada por João Moreira Salles, seja em livros, como Queda Livre, de Otávio Frias Filho, ou ainda em documentários, como Edifício Master, de Eduardo Coutinho.

21h coquetel de lançamento das publicações


quinta 4 dezembro

17h30 - Casos crônicos

com Antonio Prata, Arthur Dapieve, Humberto Werneck e João Gabriel de Lima (mediador)

A crônica é ou não um gênero efetivamente brasileiro? Qual o peso que Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e outros mestres do gênero dão aos cronistas de hoje? De que maneira o bloguismo influencia essa linguagem? Perguntas como essas serão respondidas nesta mesa por representantes de três escolas da crônica brasileira: a paulista, a carioca e a mineira.

19h30 - Digito, logo reporto

com António Granado, Fábio Malini e Tiago Dória (mediador)

O blog já se tornou uma importante ferramenta de comunicação, mas ainda existe a falta de credibilidade. O blogueiro português António Granado e o jornalista Fabio Malini debatem o impacto que essa forma de difusão de informações causa na produção tradicional de notícias.


sexta 5 dezembro

17h30 - Situação crítica

com Cassiano Elek Machado (mediador), Contardo Calligaris e Roberto DaMatta

A cada semana eles têm pela frente o desafio de escrever alguma crônica, artigo ou variantes de um grande caderno cultural brasileiro. Calligaris, que assina uma coluna semanal na Folha de S.Paulo desde 1999, e Roberto DaMatta, que vem escrevendo desde 2001 para O Estado de S. Paulo e O Globo, falam sobre o tema.

19h30 - O novo "novo jornalismo"

com Andrew Leland, João Paulo Cuenca (mediador) e Julio Villanueva

O chamado new journalism, formatado nos anos 1950, deixou há tempos de ser novidade. Quais as características do jornalismo realmente novo? Existem maneiras e linguagens inovadoras de contar histórias? O peruano Julio Villanueva Chang, criador de uma das revistas mais criativas da América Latina, a Etiqueta Negra, e Andrew Leland, editor-chefe da The Believer, uma das melhores publicações dos Estados Unidos, debatem o assunto.



Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso [próximo à estação Brigadeiro do metrô]informações 11 2168 1777 www.itaucultural.org.br

sábado, 29 de novembro de 2008

Mil Casmurros

A nova novela da Rede Globo "Capitu" já está dando o que falar, pelo menos na internet. Vejam que idéia genial, inovadora e criativa que os caras tiveram pra poder lançar e divulgar a série.




No site 'Mil Casmurros' todo mundo pode fazer parte da releitura da obra de Machado de Assis, basta ter uma webcam com microfone e gravar um trecho que falta.




A idéia começou utilizando depoimentos de famosos (tem Fernanda Lima, Ana Maria Braga, Toni Ramos, Camila Pitanga, entre outros), mas a parada ficou tão legal que agora todo mundo pode compartilhar e fazer parte desse projeto.





Para ver os videos já gravados basta clicar no playzinho que tem lá. Os tracinhos pretos indicam os trechos que já foram gravados, os vermelhos são os que falta e os brancos são reservados...




Eu como sou uma pessoa anormal coloquei todo mundo pra falar junto... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vejam nesses prints que fiz da pagina!!!








O site é http://www.milcasmurros.com.br/







EXECUNTANDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...........

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Lembram que falei aqui sobre uma manifestação na Av Paulista a favor da liberdade na internet? Foi um dos primeiros posts... então... vejam essa pequena reportagem que encontrei na net:




Manifestação flashmob from atentos on Vimeo.


Esse que ta falando é o professor e pesquisador Sérgio Amadeu, sociólogo e Doutor em Ciência Política... um grande cara, agitador de debates incríveis!



EXECUTANDOOOOOOOOOOOOOOOOO......

Banda Larga Cordel

O nosso grande mestre Gilberto Gil mostra -mais uma vez- o quanto está à frente do seu tempo, ainda mais no que diz respeito à música. Sua última turnê, intitulada Tournê Banda Larga Cordel, tem sido alvo de muitos elogios pela crítica brasileira.

A canção que dá nome à turnê é interessantíssima, fala sobre a chegada da internet nos interiores do Brasil e como ela vai se infiltrando, aumentando o acesso à rede mundial de computadores, de uma maneira irreversível.

No final coloquei um vídeo onde o próprio Gil fala sobre esta música e como ela foi composta. VEJAM:



Gilberto Gil - Banda Larga Cordel Gilberto Gil

Pôs na boca, provou, cuspiu.
É amargo, não sabe o que perdeu
Tem o gosto de fel, raiz amarga


Quem não vem no cordel banda larga
Vai viver sem saber que o mundo é o seu
Tem um gosto de fel, raiz amarga

Quem não vem no cordel da banda larga
Vai viver sem saber que o mundo é o seu
Uma banda da banda é umbanda
Outra banda da banda é cristã
Outra banda da banda é kabala
Outra banda da banda é koorão

E então, e então, são quantas bandas?
Tantas quantas pedir meu coração
E o meu coração pediu assim só
Bim-bom, bim-bim-bom, bim-bão

Todo mundo na ampla discussão
O neuro-cientista, o economista
Opinião de alguém que está na pista
Opinião de alguém fora da lista
Opinião de alguém que diz não
Ou se alarga essa banda e a banda anda

Mais ligeiro pras bandas do sertão
Ou então não, não adianta nada
Banda vai, banda fica abandonada
Deixada para outra encarnação
Ou então não, não adianta nada

Uma vai outra fica abandonada
Os problemas não terão solução
Piraí, Piraí, Piraí
Piraí bandalargou-se há pouquinho
Piraí infoviabilizou

Os ares do município inteirinho
Por certo que a medida provocou
Um certo vento de redemoinho
Diabo do menino agora quer

Um ipod e um computador novinho
O certo é que o sertão quer navegar
No micro do menino internetinho

O Netinho baiano e bom cantor
Já faz tempo tornou-se um provedor – provedor de
acesso
À grande rede www
Esse menino ainda vira um sábio
Contratado do Google, sim sinhô
Diabliu de menino internetinho

Sozinho vai descobrindo o caminho
O rádio fez assim com o seu avô
Rodovia, Hidrovia,
Ferrovia e agora chegando a infovia
Pra alegria de todo o interior.

Meu Brasil, meu Brasil, bem brasileiro
O You Tube chegando aos seus grotões
Veredas dos Sertões, Guimarães Rosa
Ilíadas, Luzíadas, Camões
Rei Salomão no Alto Solimões
O pé da planta, a baba da babosa

Pôs na boca, provou, cuspiu
É amargo, não sabe o que perdeu
É amarga a missão, raiz amarga

Quem vai soltar balão na banda larga
É alguém que ainda não nasceu
É amarga a missão, raiz amarga
Quem vai soltar balão na banda larga
É alguém que ainda não nasceu...








EXECUTANDOOOOOOOOO................

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ciclovias sergipanas chegam a SP

Isso mesmo!!! As ciclovias de Aracaju já chegaram na terra da garoa através da rede mundial de computadores. Vou explicar...



Vi ontem em destaque no site da MTV um post que me deixou bastante emocionada, inclusive espalhei pra um monte de amigos!!! Foi no blog do quadro "pública" que passa na grade de programação da emissora, lá estão reclamações, questionamentos, críticas, protestos, etc etc etc. O texto foi escrito por Amanda Rossi e está super bacana, LEIAM AQUI!

É pessoas...

as ciclovias da terrinha estão fazendo sucesso, especialmente por aqui quando nos deparamos com o trânsito caótico, indivíduos com problemas respiratórios, a natureza pedindo socorro e a obesidade tomando conta!!!

Bom, eu deixei meu comentario lá.. Leiam e sintam-se prestigiados sergipanos queridos!!!

EXECUTANDOOOOOOOOOOOOO........

domingo, 23 de novembro de 2008

Mega rampa interativa




Esse final de semana fui num evento aqui em sampa chamado OI MEGA RAMPA. Com o patrocionio da operadora de telefonia OI, dezenas de skatistas tiveram a oportunidade de 'dropar' uma das maiores rampas do mundo. Sua altura é equivalente a um prédio de 9 andares, uma loucura!!!!!



Durante a competição os profissionais do vertical arrancaram suspiros, aplausos, gritos e muita vibração dos espectadores. A arquibancada do sambódromo estava lotada, apesar da chuva e do tempo frio na capital paulista. O evento aconteceu sábado (22/11) e domingo (23/11) e o resultado você pode acompanhar no site do evento.


Sandro Dias, o mineirinho, DETONANDO na pista!

video



Porém o que mais chamou minha atenção foram as táticas utilizadas pelos organizadores de tornar a competição mais próxima das pessoas, ou quem sabe fazê-las sentir importantes, parte integrante do processo. Começando por quem tivesse bluetooth ligado no celular que recebia informações fresquinhas de tempos em tempos. Coisas do tipo: promoções em stands, gravações da sportv, autografos dos esportistas, ranking da competição, curiosidades, etc. MUITO interessante.

Outra possibilidade ótima foi o painel interativo que passava mensagens produzidas pelas pessoas atraves de seus celulares. A gente enviava e eles publicavam quase que instataneamente.. nem sei se tinha alguma moderação, mas acredito que sim!! Entao a galera mandava seus recados, reclamações, declarações, beijos, abraços e afins...


E eu nao poderia deixar passar em branco minha visitinha néééé??!!! Taí a galera de Aracaju representada.










EXECUTANDOOOOO....

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Final de ano colaborativo

Aderindo à moda, a Rede Globo resolveu utilizar a colaboração para realizar sua campanha de final de ano. A emissora receberá vídeos com versões da música “Hoje é Um Novo Dia” feitos pelos telespectadores.

Os audiovisuais ficarão expostos no hotsite globo.com/afestaesua e trechos serão inseridos na campanha da emissora que entra no ar em todo Brasil, em 30 de novembro.




kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Colaborem e permitam que a Globo economize alguns milhõezinhos

É pra rir ou chorar????????? VOCE DECIDE




É issssso...

15 minutos de fama....

Como já diziam os Titãs, "15 minutos de fama, bem mais que os comerciais. 15 minutos de fama depois descanse em paz..."

Eu fico impressionada com a projeção que essa menina Nayara teve depois do sequestro que sofreu onde a melhor amiga foi assassinada. A cobertura da mídia me chocou muito, novamente um fato foi transformado num espetáculo circense.. um big brother em horario nobre, alias, em todos os horarios possiveis.. resumindo: UM SACO!

Até no enterro da coitada da Eloá fizeram uma festa, tinha até motoboy do habbib´s e entregador de pizza filmando e tirando foto para colocar no youtube! kkkkkkkkk piada né?!?!!



Mas a coisa saiu dos limites, a internet conseguiu piorar uma situação que parecia não ter mais pra onde ir... Não vou procurar aqui, mas quem acompanhou a cobertura dos sites pode ver o mal gosto das infografias utilizadas para ilustrar o caso. Que mórbidoo.. medo!

A menina virou celebridade, ganhou até uma camisa autografada de Alexandre Pato!!! To arrasada..... o que eu faço pra ser famosa?????????????? EU QUERO SER FAMOSAAAA


É isso...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

sábado, 15 de novembro de 2008

Pirataria é crime?

Gente,

esses tantos debates que venho participado durante minha vida paulistana (uuui) me fizeram refletir sobre a pirataria. Sei la, será que o fato de eu ter comprado um DVD pirata ou baixado uma musica ou compartilhado um filme pode ser comparável com o tráfico de drogas, com o crime organizado, por exemplo?



Piada né?!?!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Primeiro que esse nome "pirata" já acho muito mal empregado, traz um juizo de valor e remete a pessoas que roubam, se apropriam à força de coisas alheias né?

Segundo, tem coisa mais legal do que compartilhar seus arquivos com os amigos? Receber coisas novas, conhecer outras culturas, bandas, filmes, musicas? E o melhor, sem pagar NADA!!!!!!!!

Não sei por que querem me convencer que isso é ruim. Aliás, quem quer me convenver é justamente quem mais se sente 'prejudicado' por isso: as grandes empresas da indústria cultural. Os mediadores da nossa cultura são os que mais sentem os benefícios da rede, por isso dói no bolso DELES aceitar a distribuição simples e gratuita de material. Mas aaaah, quer saber? TO NEM AIIIII, eles nunca pensam na gente pq devemos pensar neles????

Até os artistas e os produtores desses materiais veem nessa troca um movimento muito bacana de divulgação de seus materiais. Não sei qual o problema, afinal quem ganha com as vendas de discos e de livros nunca é o autor. Esse pessoal vive de show e palestras, sem duvida.

VIVA O COMPARTILHAMENTO!
VIVA A "PIRATARIA"!
VIVA VIVA VIVAAAAAAAA


AAH, vejam essa materia publicada no G1 sobre a diminuição da pirataria de softwares do Brasil. Minha pergunta: Isso é bom?


É isso....

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pela liberdade na internet


Aconteceu hoje na Av Paulista, em frente à Faculdade Cásper Líbero, uma manifestação relâmpago e pacífica - flashmob - contra o projeto de lei substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG).


O protesto ocorreu em duas sessões rápidas, que terminaram em contagem regressiva aos gritos de "não". Participaram da manifestação cerca de 50 pessoas entre estudantes, professores, blogueiros e internautas, a maioria com cartazes com a frase "Não ao PL do Azeredo".


O senador afirma que o projeto visa combater os crimes virtuais; já os internautas reclamam que a lei poderia desrespeitar 'direitos civis básicos'.


EU VOTO CONTRA O PROJETO DE LEI!!!! NÃO ADMITO QUE UM CARA COMO O AZEREDO DEFINA E REGULAMENTE AQUILO QUE DEVE SER FEITO COM A NOSSA INTERNET. ATÉ CONCORDO QUE POSSA SER DISCUTIDA A CRIAÇÃO DE UMA LEGISLAÇÃO DIRECIONADA AOS CRIMES VIRTUAIS, MAS PELO AMOR DE DEUS JUNTEM PROFESSORES, PESQUISADORES, INTERNAUTAS, BLOGUEIROS E GENTE DESPROVIDA DE INTERESSES COMERCIAIS E CAPITALISTAS PARA AJUDAR NA CRIAÇÃO DESSAS REGULAMENTAÇÕES.
UMA GALERA QUE ENTENDA É O MÍNIMO!!!!!!
E não se esqueça de participar do Manifesto em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira. Eu já assinei. É só clicar aqui.



AAh, na foto nossa amiga Heloísa Rocha super engajada! kkkkkkkk

Beijos Helô


É isso........


(Foto: Renato Bueno/G1)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Maravillosa

Assisti hoje, 13/11/2008, uma peça tetral que mais parecia uma representação viva e em movimento de crítica de arte. Aliás, crítica de tudo, crítica da crítica.

O espetáculo chama-se "Maravillosa" e é representado por duas mulheres MA-RA-VI-LHO-SAS: Federica Folco (Uruguai) e Josie Cáceres (Equador), e foi apresentado na Galeria Olido em São Paulo GRATUITAMENTE. Inacreditavel. Pois é, num auditório pequeno e lotado (ainda bem).

Agora tô começando a entrar no clima da chamada "SP a 0800" e te garanto: não tem coisa melhor (hahaha). Tenho descoberto lugares, pessoas, movimentos, cenas, cores e energias que não têm preço.

Mas voltando à peça. As duas brilhantes atrizes conseguem fazer o público questionar sobre o valor das coisas. Vivemos em uma sociedade de consumo onde tudo é vendável? Então, o que vende um espetáculo de dança? Idéias? Sentimentos? Um simples passatempo?

Foi tentando responder a essas questões que nasceu 'Maravillosa'. Os interessados podem escolher entre as versões 'standard' e de 'bolso'. Uma reflexão sobre os limites do que é mercadoria na nossa sociedade de consumo desenfreado.

Quem tiver a oportunidade, CONFIRA! É imperdível.




AExecutiva