terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Seminário discute rumos do Jornalismo Cultural

O II Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural será realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro, na sede do instituto Itaú Cultural, em São Paulo.

Os ingressos serão distribuídos com meia hora de antecedência, entrada franca.

Programação:

quarta 3 dezembro

17h30 - O olhar cultural

com José Castello (mediador), José de Souza Martins e Nicolau Sevcenko

Sem experiência como repórter e sem vivência acadêmica na área de comunicação, alguns historiadores, sociólogos, críticos literários, psicanalistas e romancistas se firmaram como personagens importantes do chamado jornalismo cultural. Dois grandes nomes da universidade brasileira, com presença constante na imprensa, contam como desenvolveram esse olhar.

19h30 - O jornalismo e as longas narrativas

com Claudiney Ferreira (mediador), Eduardo Coutinho, João Moreira Salles e Otávio Frias Filho

Herança do jornalismo anglo-saxão, as reportagens de grande extensão vêm conquistando espaço no país, seja em novas publicações, como a revista piauí, criada por João Moreira Salles, seja em livros, como Queda Livre, de Otávio Frias Filho, ou ainda em documentários, como Edifício Master, de Eduardo Coutinho.

21h coquetel de lançamento das publicações


quinta 4 dezembro

17h30 - Casos crônicos

com Antonio Prata, Arthur Dapieve, Humberto Werneck e João Gabriel de Lima (mediador)

A crônica é ou não um gênero efetivamente brasileiro? Qual o peso que Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e outros mestres do gênero dão aos cronistas de hoje? De que maneira o bloguismo influencia essa linguagem? Perguntas como essas serão respondidas nesta mesa por representantes de três escolas da crônica brasileira: a paulista, a carioca e a mineira.

19h30 - Digito, logo reporto

com António Granado, Fábio Malini e Tiago Dória (mediador)

O blog já se tornou uma importante ferramenta de comunicação, mas ainda existe a falta de credibilidade. O blogueiro português António Granado e o jornalista Fabio Malini debatem o impacto que essa forma de difusão de informações causa na produção tradicional de notícias.


sexta 5 dezembro

17h30 - Situação crítica

com Cassiano Elek Machado (mediador), Contardo Calligaris e Roberto DaMatta

A cada semana eles têm pela frente o desafio de escrever alguma crônica, artigo ou variantes de um grande caderno cultural brasileiro. Calligaris, que assina uma coluna semanal na Folha de S.Paulo desde 1999, e Roberto DaMatta, que vem escrevendo desde 2001 para O Estado de S. Paulo e O Globo, falam sobre o tema.

19h30 - O novo "novo jornalismo"

com Andrew Leland, João Paulo Cuenca (mediador) e Julio Villanueva

O chamado new journalism, formatado nos anos 1950, deixou há tempos de ser novidade. Quais as características do jornalismo realmente novo? Existem maneiras e linguagens inovadoras de contar histórias? O peruano Julio Villanueva Chang, criador de uma das revistas mais criativas da América Latina, a Etiqueta Negra, e Andrew Leland, editor-chefe da The Believer, uma das melhores publicações dos Estados Unidos, debatem o assunto.



Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso [próximo à estação Brigadeiro do metrô]informações 11 2168 1777 www.itaucultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

conte sua história, mas com educação por favor...