terça-feira, 2 de junho de 2009

Pq reciclo idéias?

É incrivel como as coisas acontecem por aqui, todo dia uma novidade.. As vezes tenho até a impressão de que vou explodir de tanta informação... como vou absorver isso tudo? como vou estar em todos os lugares que quero?

nao sei, nao sei, nao sei...


Só pra contextualizar um pouco, desde que vim morar aqui em SP tenho renovado TODAS as minhas idéias e conceitos sobre TUDO (ou quase tudo, ou a maioria delas haha), e isso tem me feito uma pessoa bem melhor, estou me encontrando sabe? conversando com pessoas que pensam como eu, indo pra lugares que me sinto bem, ouvindo musicas que falam sobre mim, participando de eventos, oficinas, palestras, sobre coisas que me interessam, etc


Martha e Vitor aqui em casa morrem de tirar onda comigo, dizendo que to 'cult' kkkkkkkk.. dois lerdos pq eles sabem que nunca fui cult, mas tambem nunca fui igual a eles (ainda bem né hahaha).. nesse sentido questiono trocentas coisas ao meu redor, cada dia mais e mais. E sao paulo me fez repensar, entre outras mil coisas, o transito.


Por isso comecei a me engajar na causa, fico mais atenta à movimentação da cidade, as alternativas para 'transitar' com mais eficiencia, às pessoas e grupos sociais que pensam nisso e tal. Ouvi uma coisa bem interessante uma vez.. "Todos somos o transito, todos transitamos pela cidade, a diferença é que os carros atualmente nao transitam: engarrafam, congestionam". E isso é muito verdade, super coerente.


Em Aracaju nem sentimos isso ainda, mas aqui eu tomei um choque INCALCULAVEL. Só de pensar que pra chegar na aula de onibus num trajeto que dura no maximo 30 minutos, posso passar até 2h parada!!!!! Isso é um absurdo pra mim, torna as pessoas mais impacientes, chatas, infelizes. Foi aí que redescobri a bicicletada! REdescobri pq eu ja sabia da existencia dela, principalmente em Aracaju, pois tenho amigos super engajados e até participei de uns eventos.


A partir de então ando mais de bicicleta. Aqui em SP a prefeitura tem um projeto chamado 'bicicletarios' que, junto da iniciativa privada, criou pontos de emprestimo quase gratuito - 2reais a hora - de bicicleta. Bem legal ne? Ótima iniciativa da qual já faço parte e sou publico-alvo TOTAL.


Aos poucos vou falando mais do que ando fazendo, mas pra finalizar uma novidade quentinha: Ontem fui no Congresso Laboratório de Inovação e Inteligência Coletiva (cliic) e entre os palestrantes estava Rene Retz do Coletivu - http://www.coletivu.com.br/ . Pra quem nao conhece, é uma rede social para descobrir pessoas que vão para o mesmo lugar que voce, ou seja, oferecer carona.


Ainda que eu agora incentive o uso de meios de transporte nao poluentes, acredito que toda e qualquer iniciativa em favor do meio ambiente e no esforço de criar alternativas para diminuir esse caos urbano, seja válida.


O Coletivu permite o compartilhamento dos transportes individuais de modo sustentavel e seguro. Em outras palavras otimiza meios de transporte já locados, porem sub-utilizados. Pelo site formam-se grupos que querem ir para locais de destino proximo, no mesmo horario, se tem assentos vagos.


Questionado sobre a segurança das caronas, Rene explicou que podem ser criados grupos de pessoas que já se conhecem ou frequentam o mesmo ciclo social, por exemplo, alunos matriculados da PUC, funcionarios de uma empresa 'x', etc.


Esse tipo de iniciativa merece muito ser divulgada e usufruida. Ninguem pode negar que se trata de um movimento social legítimo e super interessante. É uma galera se esforçando pra mudar algo, cada um nas suas possibilidades, claro.


Repensem suas atitudes e façam a diferença



2 comentários:

  1. tô aqui HORRORIZADA com seu comentário a meu respeito, viu?! Nunca dissemos que vc era "cult", semore dissemos que vc era PSEUDO cult...por isso mesmo. Azar o seu não se paracer comigo, sua merda. kkkk

    ResponderExcluir
  2. aaaah, e vou apagar agora o post que fiz no meu te elogiando...vc não me merece.

    ResponderExcluir

conte sua história, mas com educação por favor...