quinta-feira, 18 de junho de 2009

será o fim?

bom..
ontem foi um dia histórico pra nós, jornalistas! finalmente o Supremo decidiu o que fazer com o diploma da classe.. e (pasmem!) restirou sua obrigatoriedade...
por 8 votos a 1 houve uma quase unanimidade entre eles em achar desnecessária uma formação superior para o exercicio da profissão, houve quem até comparasse jornalistas com cozinheiros ...

depois de muita raiva, revolta, insatisfação, tentiva de queimar meu diploma em praça publica e incapacidade de olhar pra frente tive um surto de otimismo...
tudo bem que levar essa decisão ao STF foi realmente demais, desmoralizou o que já tava desmoralizado, mas vcs acham realmente que alguem precisa de diploma nesse país pra exercer a profissão? vcs nao assistem ao tv fama??

isso ja acontece tem tempos, só fizeram tornar legal...
bom.. agora as 'maquinas de emitir diplomas'devem dar uma desaquecida, ja que (em tese) nao se precisa mais deles, isso pode ser bom para a qualidade do ensino. só vai estar lá quem realmente quer uma formação extra, ou seja, aquele tipo de aluno que vai na faculdade apenas atras do canudo já nao vai ter mais espaço no jornalismo -ufa!

mas e a profissão?
nao adianta chorar ...
o fato é que estamos a mercê do proprio mercado e da propria categoria se reorganizar e procurar saídas para esta crise... acho que as empresas sérias vão continuar contratando os bons, os formados.. e as empresas medíocres vão continuar contratando estagiarios, filhos de politicos, etc - como sempre foi.
ainda nao tenho respostas pra uma porrada de inquietações, mas chegou a hora de evoluir, de repensar e de reciclar idéias que pareciam intactas..

é o que sempre disse....

para argumentos mais elaborados e nesse mesmo sentido que penso, vejam o post do Alex Primo

2 comentários:

  1. velho, imagine minha raiva! sou uma cachorra de nível médio!

    ResponderExcluir
  2. O problema é que agora todo mundo é jornalista, ou não. Mas também não sei ao certo, se havera uma desvalorização ou não, talvez até passe a valorizar mais, quando começarem a surgir aberrações em jornais,revistas e etc.

    ResponderExcluir

conte sua história, mas com educação por favor...