segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MediaOn 'interativo'

Esses dias participei do Seminário Internacional de Jornalismo Online, MediaOn, promovido pelo Itaú Cultural em parceria com o Governo Federal, CNN, BBC, entre outros.


O evento foi proposto na tentativa de discutir a relação entre jornalistas e as novas mídias utilizando exemplos de sucesso como o case do Clarin e conversando com gente inserida no contexto, como Silvio Meira (@srlm ), Thiago Dória (@Tdoria), José Roberto Toledo (@zerotoledo), Marcos Foglia (@marcosfoglia), entre muitos outros.


Foi bem produtivo, várias vezes discordei das opiniões dos palestrantes (o que é um bom sinal) e até fizemos intervenções faladas da platéia (eu e Jéssica Martinelli), apesar de o evento nao liberar perguntas diretas.. apenas via papelzinho e twitter no telão #failmaster

Foram dois dias de evento.. mas as 'estrelinhas' do Mediaon vieram na ultima mesa do primeiro dia, eu nem sabia que seria tão procurada a palestra do Danilo Gentili e Camila Menezes (filha do Mano Menezes). Mas beleza, vamos lá.

Eles participaram de uma mesa sobre "Jornalismo sem intermédio, o uso do twitter na comunicação", bom, a primeira estranheza vem daí.. dizer que Camila e Danilo fazem 'jornalismo' é demais pra minha cabeça. Ok Aline, deixe de ser chata! Vai que eles tem boas coisas pra falar ne? Dei minha chance e na boa? Que desastre!! Um tema tão atual, tão interessante, poderia mesmo ter sido tratado de maneira menos amadora, com tanta gente fera usando o twitter por aí......

A tal da Camila lá (que eu nem sabia ser filha do tecnico do corinthians muito menos que atualizava o twitter do pai) fez uma apresentação digna de assessoria de imprensa (que é a profissao dela) e me mostrou mais uma importante estranheza: "jornalismo SEM intermédio" isso que ela faz num é comunicação COM intermédio de uma assessora?

Perguntei isso pra ela, a resposta foi tão medíocre quanto.. imaginem "aaah.. nao acho que eu esteja intermediando ele pois sou filha, tenho relações muito proximas" AAAAARRRGHHHH

Ok ok, deixa pra la!

Enquanto isso o twitter no telão estava simplesmente BOM-BAN-DO (de coisas inúteis), mas a cena MAIS chocante de todas foi quando os internautas começaram a tornar a porra do twitter mais interessante que as palestras (grave, muito grave):







A partir disso foi só baixaria! O Danilo e a Camila discutiram, trocaram farpinhas, a mediadora super constrangida, e o debate foi pro ralo!!

Perderam uma bela oportunidade de fazer diferente.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

conte sua história, mas com educação por favor...