quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

indo pra balada + pedalar a noite

Existem vários estigmas para quem ronda o time dos 'ciclistas', entre eles esses dois do titulo: pedalar a noite e ir numa balada (leia-se DE BICICLETA)..

Primeiro pq todo mundo fala do perigo que é sair de casa ao cair do sol, mas (me desculpem os medrosos) não tem coisa mais chata do que uma pessoa que deixa de curtir a vida por causa do medo! claro que não podemos dar vacilo.. e ai vão algumas dicas:

1- se o medo é de assalto, evite pedalar sozinho com bicicletas caras, sempre tenha na garagem uma mais baratinha que quebre o galho e, em caso de roubo, vc não sentirá tanto remorso.

2- se o medo é do trânsito, mantenha-se mais visível do que antes, muitas luzinhas, roupas coloridas, adesivos refletivos, bandeirolas, bichinhos, buzinhas, enfim... chame a atenção!

3- se seu medo é dos bêbados ao volante evite grandes avenidas, aquelas que estimulam e desenvolvem altas velocidades

4- se seu medo é dos 'nóia' sempre troque os caminhos, tenha pelo menos 2 diferentes, ande num ritmo um pouco mais acelerado, evite parar em semáforos ou esquinas, além é claro de prestar muito mais atenção ao seu redor

5- se vc gosta de 'socar a bota', ou seja, de correr, então pegue sim as avenidas mais movimentadas e aproveite que nelas o asfalto costuma ser melhor.


Bom, começa por ai... tentando sair da zona de comodismo e conforto que te colocaram!!
Se existem problemas? sim existem, mas vamos pensar numa solução!! ou vc acha que a vida de quem sai pra balada DE CARRO é facil??? Garanto que quem opta pela bike ''sofre'' bem menos, e são outras questões mais simples que certamente não envolvem estacionamentos inflacionados e aquele transito engarrafado delicioso, concordam?

E se eu chegar suada?

essa é uma questão muito particular, cada um conhece suas glandulas sudoriparas, entao procure entrar num acordo com elas:

1- se o lugar for um pouco distante, saia de casa com antecedencia, pare num barzinho, lave o rosto, enxugue com papel e espere o corpo desacelerar

2- se a balada for perto, pedale num ritmo tranquilo e sinta o vento no rosto

3- roupas leves, abertas que possibilitem a evaporação do calor, ajudam. mas leve sempre um casaquinho ou uma roupinha mais fechada caso vc sinta frio

4- nao sei se vc ja notou, mas o suor de quando andamos de bike não é o mesmo suor daqueles "dias de cão"... ele não fede e nem deixa a pele visgando. Evapora super rápido e tudo volta ao normal. Conte tambem com a adaptação do seu corpo, no começo do pedal seus batimentos cardiacos aceleram muito, mas dps de um tempo eles entram num ritmo confortável que não faz seu corpo transpiram enlouquecidamente.

5- sem contar que o clima da noite é muito mais fresco e gostoso

6- lembre-se que mesmo em carro ou onibus todo mundo fica 'brilhando', então se dê uma chance de fazer diferente. Pelo menos mais feliz vc vai chegar.

E a roupa? e o salto? e a saia?

Bom, infelizmente no Brasil não temos ainda uma industria de bicicletas que desenvolva tecnicas para facilitar a vidas das garotas, ou seja, poucos modelos de bike vem com quadro baixo (para facilitar o uso da saia), proteção nas rodas (para nao enganchar a roupa nem suja-la), pedais maiores (que facilitem o apoio de quem usa salto), etc. Coisa de primeiro mundo.
Mas nada que algumas adaptações nao resolvam né?
Particularmente nao uso muito salto, prefiro botas, sandalhinhas baixas e tênis. Isso ajuda.

1- Entao reforçar as combinações que nao levem saltos altos (ou entao leva-los numa sacolinha para trocar), vamos combinar que saltos enchem o saco mesmo se vc anda a pé, de onibus, de carro, DO QUE SEJA.

2- Dá pra sair de saia com um short ou legging por baixo

3- Calças jeans nao podem ser muito baixas, pois sempre rola de 'pagar cofrinho', pra isso nao acontecer amarre uma blusa, paninho ou casaco na cintura.



E pra estacionar? onde prendo minha bicicleta?

1- mesmo se houver bicicletário por perto, de confiança, é importante ter uma boa trava pra amarrar a bike. as mais indicadas são conhecidas como u-lock e vem pouco pro Brasil, depois dela existem umas correntes de aço bem grossas que tambem quebram esse galho. Lembre de prender as rodas que tem engate rapido e o selim (se ele tb for de engate facil)

2- se tiver um estacionamento para carros por perto converse com o responsavel, a maioria deles nao se importa em guardar uma bicicleta que ocupa tão pouco espaço. os que cobram alguma coisa, não passa de 2 reais.

3- se vc for ficar em algum barzinho, deixe a bike perto de vc, amarre no poste da frente e fique de olho

4- se ela for do tipo "dobravel", melhor ainda, pois dá pra deixar nas chapelarias dos estabelecimentos





E pra voltar pra casa depois de beber "um pouco"
??


1- Bom, se realmente foi "um pouco" dá pra voltar pedalando fácil, o alcool evapora pela transpiração e vc vai chegar em casa super bem sem sentir ressaca no outro dia

2- é importante que cada um conheça seu corpo e seus limites, se perceber que passou demais da conta deixe a bike no estacionamento, no bar, na casa de um amigo, etc.

3- se a sua for "dobravel" coloca num taxi/onibus e já foi!!!

4- evitar excessos é importante sempre, entao beba devagar, se hidrate e sabendo que vc pretende ir embora corte o alcool uns minutos antes, se alimente para preparar o corpo pro exercicio fisico.

5- nunca esqueça: DE BIKE NAO TEM LEI SECA



E se as pessoas zombarem de mim?


1- Nunca dê importancia a esses tipos de comentarios, tire por menos, fale que pelo menos vc economizou dinheiro pra mais uma cervejinha e ainda ta fazendo exercicios fisicos.

2- SORRIA SEMPRE, mostre que vc foi de bike porque vc QUIS e adorou a ideia

3- Acredite em mim: a maioria das pessoas vão morrer de inveja de vc

4- Além disso, os gatinhos (ou gatinhas) olharão mais, puxarão assunto e assim começará sempre uma paquera

5- Se a pessoa continuar rindo de vc ou fazendo piadinha, definitivamente é o tipinho que nao merece sua companhia e ainda bem que vc descobriu logo.





Bom...
por hora acho que é isso!

se alguem tiver mais duvidas/ crítica/ sugestão pode mandar por email:
alinizinhazona@gmail.com

ou via twitter: @pedaline

se quiserem companhia no pedal-balada pode chamar
e se for rolar cervejinha: to dentro

8 comentários:

  1. adorei suas dicas!!!! vou tentar sair de balada agora de bike

    ResponderExcluir
  2. Sensacional. Pedalar e sair dá uma enooorme sensação de liberdade, e pedalar depois de umas biritinhas também é bom demais!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Vou passar isso pra todas as minhas amigas "frescas" de Recife!!! Muito bom, as fotos ficaram perfeitas com o texto!!! Ou o texto ficou perfeito com as fotos!!! =)))

    ResponderExcluir
  4. Amei o 'evitar excessos' e o 'álcool evapora' ... hahaha Meu conselho é manter distância dessa ciclista alcoolizada!!!
    Qual a programação mesmo?? hahaha
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Quer tomar uma cerva????
    Aguardo-te em Jlle!!!! ;o)
    Xero!!!!!!!!!!!!!!!
    @universorganico

    ResponderExcluir
  6. lindo post, hein, Aline...

    parabens.. vambora beber!!!
    bom pedal

    ResponderExcluir

conte sua história, mas com educação por favor...