sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quase tudo pronto!



Hoje eu e o André Pasqualini fomos fazer uma vistoria na ciclovia que fica às margens do Rio Pinheiros. Está quase tudo pronto.. faltam acertar pequenas coisas como sinalização, detalhes no asfalto, pinturas, enfim..



Estavam presentes também dois representantes da CPTM, Sérgio e Marcelo, e seguranças que atuam na área da ciclovia, todos pedalamos cerca de 28km de sua extensão (IDA E VOLTA), apreciando a belissima paisagem e nos enchendo de esperança que a partir de agora cuidem melhor daquele pobre rio...



A visão dali é algo impressionante, outro olhar sobre a cidade de São Paulo. E só quem poderá desfrutar disso serão os ciclistas e alguns motoristas que estiverem em serviço. (Apesar de termos flagrado alguns SUV´s passeando por lá)



Dessa forma, carros e bicicletas terão que conviver pacificamente e terão velocidades máximas controladas - 30km/h e 20km/h respectivamente) o que previne bastante acidentes.



Por enquanto a ciclovia será aberta com 2 unicos acessos, nas suas extremidades (Estação Vila Olímpia até prox da Billings, do lado do Autódromo), mas a idéia é amplia-los cada vez mais contando inclusive com a ajuda da iniciativa privada, pois estão instaladas ali importantes empresas como a Rede Globo, Decathlon, Hotéis de luxo, etc.



Outro detalhe é que a iluminação será através da captação de energia solar, uma otima iniciativa que agrega valor ao projeto tornando-o um pouco mais sustentável...



A inauguração está prevista para o dia 27/02, corrida contra o tempo né? Eleições chegando e prazos tendo que ser cumpridos (pra sair bonito na foto e no horario eleitoral). De qualquer forma este é um importante passo para a efetivação da bicicleta em SP e vamo que vamo pois a luta nao pode parar.........

12 comentários:

  1. É isso ai galera, a passos lentos estamos conseguindo...

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  2. Acho demais a iniciativa, mas as vezes me pergunto pq continuam achando q bicicleta é lazer. Muitamais gente usa como meio de transporte do q como lazer. Eu moro ao lado da ciclovia, mas infelizmente terei q continuar fazendo meu trajeto (brooklin x pinheiros) em meio a carros, caminhões, onibus e motos pela marginal, e com certeza alguns motoristas vão me xingar dizendo q eu deveria estar na ciclovia.


    Bom, pelo menos é um começo!

    e gostaria muito de saber quem foi o gênio que pensou em 2 acessos para 28km.

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  3. Bela reportagem, Aline!

    As fotos estão bacanas também, dando conta do porte da obra. As cores chamam a atenção.

    Só corrigindo o colega acima, pelo que sei, os acessos ficam a 14km um do outro. Você falou em 28km porque é o percurso de ida e volta, certo?

    Mesmo assim, a distância é enorme. Esta via não resolve ainda o problema de quem gostaria de ir do Brooklin à Chácara Santo Antonio de forma mais segura e sustentável em horário de pico (exemplo que extraí de experiência própria, em que eu optava pelo trem lotado).

    O corredor Berrini/Chucri Zaidan, alternativas atuais, como bem o sabemos, são vias infernais para as bikes, dado o caos dos fretados, motoristas estressados, buraqueira, fumaça e conversões para todo lado.

    Mas, como tudo, é um ótimo começo.

    Acredito que o próximo passo a ser pensado é um acesso a esta ciclovia junto à antiga Ponte do Morumbi.

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  4. e essa escada? não entendi. o acesso de BIKES é feito por uma ESCADA?
    e apoio o lajus: tá na hora de priorizar a feitura de ciclovias pra quem usa bicicletas como meio de transporte.

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  5. Caros amigos. Parabéns por mais esta vitória da bicicleta em São Paulo. Parecia uma sonho de malucos e olha aí: a ciclofaixa entre os
    parques já é programa de domingo, a ciclovia da Radial Leste em pleno funcionamento e agora, quase pronta, a da Marginal Pinheiros.

    É, como vocês bem disseram, um jeito novo e mais humano de ver a cidade, a vida, o mundo.

    Na sua aparente fragilidade, a bicicleta é um poderoso símbolo de uma São Paulo mais amiga e mais civilizada, mais sensível aos seus rios e aos seus filhos.

    Possa essa nova ciclovia levar mais paz e leveza para essa Marginal tão nervosa e nevrálgica.

    E a luta continua. Pedalando, chegaremos lá.

    Walter Feldman

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  6. Ah Lajus, nenhum "gênio" pensou em apenas 2 acessos. Poderiamos esperar o governo inaugurar a ciclovia com vários acessos. Talvez em 2110.Melhor comemorar a inauguração com apenas 2 acessos - o que deixa a ciclovia apenas para lazer - e, a partir de agora, pressionar por mais acessos. Uma conquista por vez.

    Rafa

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  7. Porra, vamos ter que descer e subir nas escadas para ter acesso a ciclovia???
    Rampa para as bicicletas!!!

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  8. A Ciclovia será para lazer e para transporte, conheço vários ciclistas que usarão a ciclovia para trabalho logo de cara.

    Como o Rafa disse, poderiamos até esperar ela ficar pronta para usar, mas o que a CPTM fez foi inaugura-la com o que já tem pronto, com isso a população poderá tomar posse da área de maneira irreversível.

    Há muitas pessoas contrárias a ciclovia e farão de tudo para que ela volte a ser o que era, agora cabe a nós tomarmos, nem que seja uma vez por semana e pressionarmos para que os acessos não fiquem nesses apenas.

    Alguns acessos são mais complicados, mas outros nem tanto, algumas estações da CPTM que estão em reforma já podem prever o acesso, a estação Santo Amaro também é propícia para a construção de um acesso rápido, na Morumbi também. Quando ela for inaugurada milhares de pessoas vão se transformar em "engenheiros" e lá de dentro pressionarem por acessos e esse é meu sonho.

    Ver a população agindo e interferindo diretamente nos destinos da cidade.

    Abraços

    André Pasqualini

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  9. Uma conquista de cada vez....

    é o primeiro passo para termos uma ciclovia de Santo Amaro até o Villa Lobos!

    Vamos ocupá-la e pressionar pela ampliação do trecho e dos acessos!!!

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  10. Ola André, A ponte do Socorro tambem é de facil situação para ter uma ligação com a Ciclovia,m porque existe a Ciclovia da Orla de Guarapiranga, que interliga toda a região da Unisa, Vila São Jose, A Ciclovia do Autodromo que liga toda a região atras do Autodromo, tudo isso ligando à Estação CPTM do Socorro e logicamente com a Ciclovia do Rio Pinheiros.
    ASCIBIKERS-Associação de Ciclismo da Grande S.Paulo-www.ascibikers.com.br

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  11. Para quem comentou sobre a escadaria, era o acesso pronto que puderam usar. Para adaptá-la para a passagem dos ciclistas, foram instaladas canaletas nas laterais para encaixar a roda da bicicleta e empurrá-la, para não precisar carregar.

    O ideal seria fazer acessos em TODAS as pontes do percurso, integrando a ciclovia ao fluxo viário. Mas por questões POLÍTICAS, dando a desculpa de que não podem incentivar a presença de ciclistas na rua porque haveria mais acidentes, ou de que isso seria uma descaracterização das pontes, não farão isso. Preferem tentar convencer empresas a construírem acessos por sua própria conta ou fazer projetos mirabolantes de pontes exclusivas para bicicletas a um custo em torno de R$ 1 milhão por acesso, quando poderiam resolver de forma rápida e barata com rampas feitas com estruturas tubulares ligando a ciclovia a cada ponte. Chega a ser ridículo, para dizer o mínimo.

    Como disseram em outros comentários, mesmo assim a ciclovia é importante por ocupar um espaço que poderia ser perdido - DESDE QUE exerçamos constante pressão para que ela não seja largada do jeito que está, uma mera ciclovia de lazer.

    Uma ciclovia tem seus ônus e seus bônus. Como ônus, temos a segregação, o aumento do "apartheid veicular" que rege a cidade: quanto mais ciclovias, mais aumenta a idéia preconceitosa e anticidadã de que as ruas foram feitas para os carros e lugar de bicicleta é na ciclovia e no parque (eu mesmo já levei uma "fina" assassina de um taxista que se justificou dizendo que "a ciclofaixa é só de domingo"). Como bônus, deveríamos ter um caminho para a bicicleta que, além de seguro, fosse realmente útil, trazendo praticidade, rapidez e encurtando nossos deslocamentos. Isso essa ciclovia ainda não traz e, se ficar como está, terá sido um desperdício de dinheiro público e uma tentativa vã de mostrar serviço. Espero sinceramente que essa primeira fase seja apenas o tímido começo e que as demais fases cheguem antes que o ônus da ciclovia se consolide como seu único legado.

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  12. Hoje vi a reportagem na TV a respeito da inauguração e resolvi deixar uma mensagem para parabenizar a iniciativa da CicloBr pois é um primeiro passo para tornar a convivência mais humana e quem sabe também um começo para que as pessoas tenham mais respeito entre os cidadãos que trafegam pelas ruas da cidade.

    Frequentemente vemos como os pedestres e ciclistas são desrespeitados em seus trajetos rotineiros incluindo o número significativo de acidentes nas vias públicas.

    Atualmente moro no Butantã e acredito que isso será um grande estímulo inclusive para estudantes poderem trafegar e irem para as Universidades de bicicleta.

    Foi mencionado em um comentário acima a respeito de SUVs que trafegavem na ciclovia e quero deixar duas questões:

    1. Carros podem trafegar na ciclovia?
    2. Como será feito o controle para trafegar nestas vias para impedir que motociclistas utilizem estas faixas?

    Forte abraço,

    Cristiane

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