segunda-feira, 24 de maio de 2010

atos de amor e coragem

Desde que cheguei em SP e comecei a andar de bicicleta minha vida tem seguido por caminhos de flores e espinhos. Mas sempre rumos muito fortes, com emoções impossíveis de serem traduzidas!

Esse final de semana, domingo mais especificamente, misturou alegria e tristeza, fé e esperança. Foi tudo pro liquidificador e o resultado é sempre a sensação de dever cumprido, de que não vim pra esse mundo a passeio, de que podemos SIM fazer diferente e tirar da inércia a sociedade bovinificada.

Um chamado na lista de emails da bicicletada mexeu na alma. O pedido de 'homenagem' ao amigo que luta pela vida numa cama de hospital. Pela primeira vez eu participaria de uma ação direcionada a uma pessoa VIVA e isso mudou muito a perspectiva das coisas. Estávamos tristes com o ocorrido, mas MUITO esperançosos e transbordando energia positiva pro Tomas. A presença da familia e amigos deu um tempero especial ao ato. Aliás, tenho que agradecer a eles.

O acidente com o jovem ciclista soou muito intimo pra todos nós que pedalamos todos os dias. O taxista envolvido na batida também compareceu à homenagem, em seus olhos a preocupação e a impotencia de alguem DO BEM que não conseguiu desviar do garoto.

Enfim, sem julgamentos.

Ele ta lutando, bravamente, como todos nós lutariamos pra continuar vivendo! Foi lindo! Se um dia ele ler esse post quero que fique registrada a EMOÇÃO de ter participado desse dia, de ter vivido pra crescer humanamente como cresci. OBRIGADA TOMAS.


Depois de escrever "Devagar Vidas" em dois sentidos da Diógenes Ribeiro (num cruzamento daqueles onde todos os carros convertem para todos os lados = caos), uma salva de palmas. Essa hora arrepiou. Os quatro cantos das esquinas lotados de pessoas do bem, que mesmo alguns sem conhecer o Tomas fizeram questão de se envolver, de compartilhar, de ajudar.


As crianças pintando bicicletas me fizeram ter fé no futuro. Elas participaram daquilo, ativamente, foram protagonistas de momentos que sem dúvida marcaram suas vidinhas. A presença da polícia não intimidou, continuamos pintando, conversando, re-organizando a fluidez motorizada ao nosso favor. Um dos PM´s falando no rádio "o pessoal ta fazendo uma manifestação pacífica e estão pixando no chão 'devagar, vidas' o que faço?"

PIXADORES! PI-XA-DO-RES.. o que fazer quando se escreve VIDAS?????

No mais, a boa noticia de que temos ciclofaixa na Ponte Cidade Universitária. A bicicleta ta nas ruas, FATO! Obrigada!

Meu coração nao vai suportar tudo isso
SOCORRO!

Fotos da ciclofaixa feitas pelo Matias
Algumas da homenagem feitas por mim

.

8 comentários:

  1. Oi, pequena.

    Dentro de mim mora a inquietação. Quando menino acreditava, na minha inocência de criança, que o mundo era a felicidade que vivia. Crescer foi descobrir que eu era criança, via o mundo com coração de criança.
    Mas já adulto o menino ficou aprisionado em mim, protegido de toda a agressão que não aceitava. E uma solidão enorme me vem subitamente quando me sinto só, com as idéias desse menino me rondando a mente.
    Às vezes a utopia me escapa da prisão, ganha vida própria e brinca como o menino brincava sem acreditar na maldade que se alimeta das almas comuns.
    Nesses dias de brincadeira, regrido, sou menino inconsequente de novo, que não acredita no impossível, nem mede força e tamanho do inimigo.
    Nesses dias sou o menino, que é adulto e um dia será um velho menino.

    Vamos brincar, menina ?

    beijo

    Márcio Campos

    ResponderExcluir
  2. Suas palavras são sempre música aos olhos de quem lê...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a você pelo relato e a todos pelo ato. Gostei muito de saber que o taxista também participou. Tendo ele culpa ou não, ter participado, se preocupado e sofrido junto a dor da família significa muito. Poucos fariam isso, muito poucos. Ele vai ter isso em sua mente para sempre e certamente aprendeu muito com o que aconteceu. E quem aprende bem, ensina a outros. Também merece nosso apoio.

    E gostei muito mais de saber que, aos poucos, um dia de cada vez, o Tomas está se recuperando. Ele não sabe, mas já tem muitos novos amigos. E amigos muito especiais. Parabéns a todos e força à família, que já percebi que o ama muito.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo relato sensível! Que bom poder saber o que aconteceu lá, uma vez que eu não pude lá estar!
    O Tomás é uma pessoa muito querida por todos os que o conhecem! É daqueles caras que não têm defeitos.... Sorte dele de ter novos amigos como vocês...e, não posso deixar de dizer, a sorte também será de vocês quando tiverem a chance de conhecê-lo....
    Aninha

    ResponderExcluir
  5. emocionante..
    parabens a todos e muita força ao Tomas
    Wadilson

    ResponderExcluir
  6. O ato foi muito emcionante. Parabéns pela organização! A família gostou muito! Fiquei impressionada com o perigo do cruzamento. Ali pedestres e ciclistas não tem direito algum e, em qualquer circunstância correm perigo. Não existe nenhum momento de travessia em segurança! É um absurdo!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo engajamento!

    Precisamos mostrar para todos que os ciclistas devem ser respeitados, que as bicicletas são sim uma alternativa viável e de baixíssimo custo para desafogar o transito das grandes cidades, além de proporcionar uma maior qualidade de vida.

    Novamente Parabéns!!!

    Ítalo Leonardo
    @prosaebicicleta

    ResponderExcluir
  8. EM NOSSAS VIDAS, NADA É POR ACAS0.TENHAM CERTEZA QUE TUDO QUE NOS ACONTECE TEM O DEDINHO DE DEUS - ELE NOS NOS DÁ O LIVRE ARBITRIO PARA FAZER O QUE QUISERMOS (BEM OU MAL). DAÍ VIRÃO AS CONSEQUENCIAS DE SORRISOS OU LÁGRIMAS PARA MOSTRAR A ALGUEM OU CHAMAR SUA ATENÇÃO PARA UM OU MAIS FATOS DO FUTURO QUE ACONTECERÃO OU AINDA PARA MODIFICAR A NATUREZA DE CADA UM, PARA MELHOR OU PIOR (DEPENDE DA ÍNDOLE).
    COM CERTEZA DEUS QUIS MOSTRAR AOS DOIS: TOMAS E O TAXISTA UM ESTREITAMENTE AMISTOSO, VISANDO UM FUTURO MELHOR PARA OS DOIS EM TODOS OS SENTIDOS.

    ResponderExcluir

conte sua história, mas com educação por favor...