Em contrapartida as ciclovias também servem de estímulo para o seu uso, pois facilitam e tornam seguros os deslocamentos em grandes e movimentadas avenidas. Porém (como todos sabem) é impossível ter ciclovias em 100% dos trajetos e em algum momento vai ser inevitável compartilhar com carros, motos e ônibus.
Enfim, nem quero adentrar no mérito da questão, isso é assunto pra outras conversas!
Fato é: bem ou mal existem algumas (raras) ciclovias na cidade de São Paulo e elas têm sido bastante comemoradas por alguns ciclistas. Mas convenhamos, de que adianta lutar tanto por um espaço se eles são feitos de forma amadora, sem planejamento cicloviário nem manutenção????
Sinceramente, tem coisas que é melhor nem começar a fazer. Um exemplo disso é a "ciclovia" da avenida Sumaré. Todos os dias eu passo por ela e não me conformo com o que vejo. Primeiro pq ela - na minha humilde opinião - já nasceu errada ali no canteiro central da avenida.
Implantar ciclovias em canteiros centrais é tirar espaço de calçadas para pedestres e de árvores. Se precisamos tirar espaço de alguém nessa cidade, é dos automóveis nas ruas. Parece coisa armengada, improvisada, "nas coxas". Pedalar ali é fazer downwill constante! Haja suspensão!
Nem vou falar que é um saco ter que enfrentar os (milhões de) cruzamentos que cortam a ciclovia o tempo todo........
Pra piorar a situação, quem precisa se deslocar por aquela avenida tem que escolher passar entre: a "cicloterra", faixa da direita compartilhando com os onibus e um asfalto RIDÍCULO, faixas dos carros no meio ou à esquerda na motofaixa. Resultado: todos os dias vejo mais bicicletas pedalando na faixa exclusiva para motos!!!!
Além de inviável é vergonhoso, ainda mais sabendo que a área está sob responsabilidade da Sub-Prefeitura da Lapa (em tese, amiga do ciclista).
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