sexta-feira, 12 de março de 2010

Pedalada Pelada - Peladada


Acontece amanha, sabado dia 13/03, mais uma edição brasileira do World Naked Bike Ride conhecida por aqui como Pedalada Pelada ou Peladada!

O WNBR é mais um protesto lúdico onde os ciclistas se expõe ao máximo na tentativa de chamar atenção para a falta de respeito e de humanidade existente nas nossas ruas. "Como NUS sentimos" é o lema utilizado por quem anda de bicicleta e percebe o grau de vulnerabilidade em relação aos outros veículos.

Pedalar sem roupatambém é uma forma de dizer o quanto somos desprezados e "só assim" os motoristas e autoridades conseguem enxergar quem está sobre duas rodas.

O nu não é obrigatório, mas a educação e respeito sempre são. Portanto se você quer acompanhar a Pedalada Pelada desse ano apareça com sua bicicleta na Praça do Ciclista a partir das 12h (meio dia) e fique tão nu quanto ousar. Venha gritar conosco: "Você aí parado, vem pedalar pelado!"

Mais informações na coluna "Destak" do André Pasqualini


DUVIDAS FREQUENTES:

Pedalar pelado é desconfortável?

Surpreendentemente, para homem ou mulher, pedalar nu não é especialmente menos confortável que pedalar vestido. Pedalando vestido você está sempre em atrito com as costuras, em muitos casos pedalar nu é mais confortável! Rotas serão sempre escolhidas levando em consideração os ciclistas menos experientes, evitando subidas e mantendo um ritmo de lazer, o que aumenta o conforto.

É legal ficar nu em público?

Depende das leis do país em que a pedalada esteja ocorrendo. Nudismo em público é freqüentemente mais aceitável do que você acha, contanto que o comportamento das pessoas nuas em questão não seja leviano, agressivo ou violento. Para países com leis mais rígidas, a pedalada é "tão nu quanto você ousar" - nudez total não é obrigatória!

Porque vocês estão pedalando nus?

Para celebrar a pedalada e o corpo humano. A pedalada demonstra a vulnerabilidade dos ciclistas nas ruas e protesta contra a dependência do petróleo.

Praticalidades

Tenho que usar uma bicicleta?

Não! Qualquer tipo de patins ou skates é bem-vindo. Você não será capaz de acompanhar o ritmo se estiver a pé, mas qualquer forma alternativa de transporte movido a força humana é bem vinda e encorajada. Em muitos eventos as pessoas vão de skates, monociclos, triciclos, bicicletas chopper, bicicletas tandems, recurvadas e riquichás. O que não são bem vindos são as formas de transporte dependentes da queima de combustíveis (fósseis ou não).

Tenho que ir totalmente nu?

Não! Nudismo não é requerido para participar nesta pedalada. Todas as pedaladas ao redor do mundo são opcionais de vestimenta. O código de vestimenta é 'tão nu quanto você ousar', então tente se desafiar. Vista tão pouco quanto puder se mantendo confortável.

As pessoas costumam vestir shorts, soutiens, sungas, cuecas, biquínis, pinturas corporais, máscaras, etc. Haverá muitas pessoas que irão pedalar completamente nuas, então não sinta que também é seu dever se não estiver confortável mostrando seu corpo. Muitas pessoas se sentem mais confiantes após o início da pedalada então fique a vontade para se despir enquanto pedala!

Como é pedalar pelado?

Da mesma forma como acontece com roupas, mas um pouco mais frio. A maioria dos ciclistas também acha excitante, libertador, poderoso... e altamente hilariante!

E sobre a higiene? Minhas partes íntimas tocarão o assento!

Certamente tocarão! Algumas pessoas temem que possam pegar alguma coisa do selim ou torná-lo sujo somente sentando nu. A menos que você (ou seu selim) já tenha uma terrível higiene, não haverá problema. Não tem havido nenhuma única menção deste tipo de problema ocorrendo nos muitos anos em que as pessoas pedalam nuas.

Para aqueles que ainda estejam preocupados aqui vai uma solução simples para antes do passeio: 1. Tome um banho. 2. Limpe seu selim.

E se eu não for convencionalmente atraente?

Ótimo! Por favor, venha ao passeio! Todos nós estaremos lá com você celebrando a força e a individualidade do corpo. Pessoas de todas as idades, tamanhos, formas e aparências pedalam na World Naked Bike Ride. Na pedalada, você vai ser tratado com dignidade e respeito não importa o seu corpo.

Um dos maravilhosos impactos deste passeio é mostrar ao mundo quão variados os corpos verdadeiros podem ser, ao contrário das imagens manipuladas que inundam os meios de comunicação e causam tanta insegurança.

Qual será o percurso?

Esse é um movimento horizontal, sem lideranças ou representantes. Tudo é decidido de acordo com a maioria, na hora e no local. Mas se tem medo de não aguentar, fique tranquilo, pois os participantes levam isso em consideração e o trajeto escolhido será acessível a todos os ciclistas.

As pessoas me fotografarão?

Elas podem. Se isso lhe é desconfortável, diga aos fotógrafos que eles não têm permissão para lhe fotografar. Também deixe os outros participantes saberem disso e eles podem dizer aos fotógrafos que eles não têm permissão de lhe fotografar. Outra estratégia é se manter vestido no início do passeio e tirar a roupa após começarem a pedalar. Essas estratégias irão reduzir fotos suas serem tiradas no início do passeio, mas não é possível impedir as pessoas de fotografar durante a pedalada.

Alguns eventos WNBR têm times tirando fotos e filmando, mas eles são geralmente profissionais e tentarão se lembrar de seu desejo (de não ser fotografados) durante a cobertura do evento. Você pode ver muitas imagens deles no website WNBR e publicidade, que é algumas vezes compartilhada com outros grupos relacionados.

Haverá também fotógrafos no evento que usarão as imagens para outras razões, e você não saberá sem perguntar. Se alguém estiver agindo suspeito, agressivamente ou fizer você se sentir desconfortável, por favor, diga a um membro do time da WNBR ou alguém que possa confrontá-los e diga a eles para sair e dar espaço. As pessoas precisam entender a mensagem positiva do WNBR e entender que parte de respeitar os corpos uns dos outros é se dando espaço para que cada um se sinta confortável. Isto é especialmente importante para ciclistas que nunca antes estiveram nus com estranhos ou em público. Eles têm as suas próprias questões a tratar e, comentários rudes ou exposição indesejada, adiciona uma complicação indesejada às experiências deles. Então, fale!

Alguns passeios deliberadamente enunciam políticas de fotografia a fim de evitar problemas de comportamento dos fotógrafos. Isso parece ajudar. Visite a página de política de fotografia para detalhes.

Porque as pessoas não se deixam ser fotografadas?

Existem dois grandes motivos para os ciclistas limitarem a fotografia nas pedaladas

Fotos podem revelar sua identidade quando você desejar se manter anônimo
Primeiro, um ciclista pode querer evitar ser fotografado para não ser reconhecido em seu trabalho, na família ou pelos vizinhos, caso suas fotos forem parar na internet ou uma matéria na mídia. Só porque você apóia a mensagem da pedalada, não significa que você queira abrir mão do anonimato durante o pedal.

Esse problema é fácil de resolver com um pouco de disfarce - algumas coisas que podem ajudar são maquiagem, pintura corporal, máscaras, barbas falsas, perucas, fantasias e óculos de sol (cuidado para garantir a segurança). Se você não tiver alguma tatuagem que o identifique, é suficiente disfarçar sua cabeça e rosto.

Fotógrafos podem ser intrusivos e agressivos
Segundo, fotógrafos de mau comportamento, podem agir como "paparazzi" e são muito intruso-agressivos com sua fotografia. Na maioria das cidades, não há lei que previna fotos de serem feitas em locais públicos e os ciclistas que estão de acordo com serem fotografados durante a pedalada, freqüentemente não querem ser fotografados enquanto se despem, pintam o corpo ou durante a espera pelo início do passeio. Um típico exemplo do comportamento de "paparazzi" é quando fotógrafos mal-intencionados cercam uma ciclista que está se preparando no local de início. A ciclista em questão pode se sentir desconfortável e pedir para parar. Isso normalmente funciona, mas alguns podem simplesmente ignorar. Essa é a razão pelo qual em alguns locais estabelecem sua própria política de fotos (ex- Seattle, London). O problema pode ser resolvido simplesmente escolhendo algum local separado para se despir, visto que os fotógrafos-problema são raramente parte do passeio (mas podem vir a ser).

Algumas pedaladas querem evitar quaisquer fotografias e isto está Ok
A maioria das pedaladas são bastante públicas, e o ciclistas esperam ser fotografados pelos transeuntes que assistem o passeio enquanto ele passa.

Algumas pedaladas (especialmente as rurais) escolheram simplesmente banir fotos durante o passeio, o que evita tais problemas. Normalmente, esses passeios são discretos (somente os participantes sabendo do local de inicio). Isso significa que há pouco risco do público testemunhar o evento, o que não o torna inválido, somente mais privado.

Posso assistir ao invés de participar?

O WNBR é um evento que incentiva a participação. As pessoas que aparecem só para ver ou tirar fotografias são susceptíveis a fazer alguns se sentirem desconfortáveis e podem ser convidados a se envolver em algo útil, positivo ou abandonar a área da pedalada.

O WNBR não é apenas um grande evento para espectadores, turistas e público em geral, é uma experiência incrível que qualquer pessoa pode participar, ou apoiar. Por exemplo, muitas cidades têm uma festa de pintura corporal em um local com música ao vivo para, em seguida, irem a outra localização para começar, depois agitar diversos acontecimentos pela cidade ou parar em diversos pontos durante o passeio para várias atividades. Estas atividades adicionais podem incluir um enorme mergulho em grupo em uma proeminente fonte urbana, uma pose para foto com um espetacular pano de fundo, um lugar para protestar contra dependência do petróleo (tais como uma estação), e talvez, para celebrar, uma festa em uma casa ou bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

conte sua história, mas com educação por favor...