segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O segredo das cidades cicláveis

País de primeiro mundo, a Holanda é um dos lugares que mais bem recebe a bicicleta, hoje existem mais magrelas que habitantes e isso faz toda a diferença no convívio social e desenvolvimento econômico de Amsterdã.

"O governo incentiva, a população gosta e o planeta agradece"! Inserir a bicicleta no cotidiano das pessoas é mais fácil do que parece, a cidade não precisa necessariamente ser plana nem ter milhões de quilômetros de ciclovia. Basta desestimular o uso abusivo do automóvel, punir quem desrespeita as leis de trânsito, reduzir as velocidades das vias e fazer os motoristas entenderem que a rua é pública, ou seja, de todos.




Compartilhar a via com segurança é uma regra muito bem aplicada em vários lugares do planeta, a prioridade aos pedestres e ciclistas também, afinal de contas estamos lhe dando com seres humanos e não com máquinas.

Matemática simples e fácil. Só precisa de políticas públicas e governantes com "culhão" para enfrentar a terrivel indústria automobilística e petroquímica, que move milhões e milhões de reais na mesma proporção que mata e destrói.

Vejam outro exemplo belissimo, Nova York! Lugar agitado, corrido, várias vezes associado ao caos paulistano. E olha o que se vê por lá:





Desacelere e explore sua cidade... E a melhor frase do vídeo:

"Ter carro aqui é ter um problema! Faltam vagas, o trânsito vive engarrafado... quem é chique vai de bicicleta!"

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

conte sua história, mas com educação por favor...